6 Dicas para comprar o carro usado perfeito

Notícia

O mercado de carros usados está aquecido no país, inclusive por meio do consórcio. Entretanto, ao tomar a decisão de comprar um carro usado, o consumidor precisa ficar atento a uma série de itens para evitar que a realização de um sonho se transforme em uma dor de cabeça. Mesmo tomando todos os cuidados necessários, a compra de carros usados envolve alguns cuidados, principalmente quando o consumidor é leigo no assunto.

1- Pesquise preços A possibilidade de adquirir modelos mais completos a preços mais em conta, é um dos atrativos do mercado de carros usados. Nesse sentido, o motorista pode ter como referência a tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicos, que mostra os preços médios de veículos no mercado nacional e serve como parâmetro para negociações ou avaliações. A busca pelo melhor preço pode incluir ainda cidades próximas à sua, em concessionárias, lojas multimarcas e também entre pessoas físicas – nesse caso não é possível contar com garantias, geralmente de 90 dias para motor e câmbio.

2- Faça um test–drive Essa dica é fundamental, tanto no mercado de carros novos quanto no de carros usados. Embora não seja possível detectar problemas mais graves para que a compra seja 100% segura, é assim que você ao menos avalia se vai se sentir confortável no modelo escolhido. Além disso, aproveite para verificar eventuais ruídos ou estalos e fique atento se o veículo está puxando a direção para um dos lados, o que pode representar problemas de suspensão, por exemplo.

3- Estado de conservação À primeira vista, a parte externa do veículo requer uma avaliação minuciosa por parte do comprador. Eventuais avarias, riscos e arranhões comprometem a pintura e podem ser utilizados como argumento para obtenção de melhores preços junto ao consumidor. Avalie os desgastes dos pneus, além do estepe, tendo em mente que esse é um item de custo elevado havendo necessidade, portanto também pode gerar descontos na negociação. Verifique se existem cicatrizes, diferenças nos tons da lataria, borrachas soltas, marcas de barro e também trincas nos vidros do automóvel.

4- Documentação Checar a documentação do veículo é procedimento que contribui para a avaliação de custos – se o pagamento de licenciamento e IPVA estiver atrasado, procure negociar desconto – mas também ajuda a conferir a procedência dos veículos. No caso das concessionárias, elas já efetuam essa checagem, mas ao adquirir de uma pessoa física, confira se os números do chassi, dos vidros e da placa batem com os do documento. No site do Detran de seu Estado, você pode verificar se a placa é verdadeira e a existência de multas pendentes.

5- Leve a um bom mecânico Nem todo mundo possui o traquejo necessário para avaliar a situação dos itens do carro. Nesse caso, uma dica importante é levar o veículo a um mecânico de confiança. Tenha em mente que está adquirindo um carro usado, então é possível que ele enxergue alguns defeitos e avarias que passaram batido por você. O mecânico também terá um olhar mais aprofundado para avaliar se o carro já foi batido, se as peças são originais e se ele já sofreu de alagamento, por exemplo, o que comprometeria até mesmo a parte elétrica do carro.

6- Dica da ABAC: autofinancie seu carro usado com consórcio É possível adquirir carro usado por meio do consórcio. A modalidade conta com uma gama de planos que te possibilitam escolher a carta de crédito ideal para o carro desejado e em um prazo que atenda à sua capacidade financeira.

FONTE: Abac

Inicie a simulação e comprove as vantagens.

Planos para Veículos

Planos para Veículos

Consórcio de veículos, planos para carros, crédito para veículos, planos para veículo
Investimento em imóveis

Investimento em imóveis

Vantagens Exclusicas no Consórcio para Investimento
Créditos para veículos pesados

Créditos para veículos pesados

Planos Exclusivos sem juros em até 120 meses
Visualizar planos imobiliários

Visualizar planos imobiliários

O Consórcio de Imóveis vem se consolidando com planos exclusivos

Vantagens do consórcio

Sem juros compensatórios

Consórcio é um autofinanciamento, ou seja, a compra de bens ou serviços pelos consorciados contemplados é feita com recursos dos próprios integrantes do grupo, que contribuem mensalmente com uma parcela, sendo assim o consórcio não tem juros.  

Sorteio e lances

O  participante do consórcio pode ser contemplado de duas formas diferentes: o sorteio e para quem não quiser ficar esperando pela sorte, pode tentar antecipar a contemplação pela oferta de lance.

Segurança

Se você está receoso em investir em uma carta de crédito por conta de alguma adversidade no futuro, confira as opções de seguro. Um dos seguros mais contratados é o prestamista, que realiza o pagamento total ou parcial das mensalidades restantes.

Você compra tudo aquilo que desejar!

Imóveis

Planos Imobiliários Sem Juros

Automóveis

Planos para veículos com parcelas flexíveis

Motos

Consórcio para Motos com parcelas flexíveis.

Investimento

Precisa investir e planejar o crescimento do seu negócio?